segunda-feira, 1 de julho de 2019

Teoria da Evolução















No mês passado aconteceu o regresso de José Mariño à Rádio.
Novo programa, agora na Antena1, anos depois do radialista ter saído da Antena3.
O novo programa é sobre Hip Hop, género musical urbano e suburbano no qual José Mariño se tornou num dos principais divulgadores em Portugal.
O programa é semanal, nocturno, mas teria mais cabimento na Antena3. O Hip Hop é uma das marcas identitárias da Antena3, não da generalista Antena1. Um desajuste, assim como o programa «Oceano Atlântico» de Pedro Coquenão, que a ter que existir na rádio pública faria igualmente muito mais sentido na Antena3.

A Teoria da Evolução
Antena1
5ª feira (p/6ª feira) à meia-noite
Ouvir aqui


























José Mariño
Saúda-se o regresso de José Mariño à Rádio, meio em que o ouvi pela primeira vez no há muito extinto CMR-Correio da Manhã Rádio, na segunda metade dos anos 80. Nessa antiga estação de Rádio lisboeta, José Mariño assinou bons programas de autor. Para além das emissões diárias de continuidade, realizou vários especiais musicais, como por exemplo Suzanne Vega, sobre o álbum «Solitude Standing» (1987) e David Sylvian, sobre a caixa «Weather Box» (1989).
Foi contudo com o programa «Circuito Fechado» o seu melhor momento no CMR, nas noites de Sábado para Domingo, da meia-noite às duas horas. Um programa de música alternativa, cujo indicativo era "Theme II" dos holandeses Clan of Xymox, do álbum «Medusa» (1986).
Já nos primeiros anos da década de 90 José Mariño troca o CMR pela então recém criada NRJ-Rádio Energia. Foi como se ele tivesse passado de adulto a adolescente, trabalhando para um público muito mais jovem. Depois teve uma passagem apagada pela Rádio Comercial, antes de chegar à Antena3, onde fez dupla de boa memória com Mónica Mendes nas manhãs do então canal jovem da RDP.
Deixo aqui alguns momentos de José Mariño no tempo em que esteve no CMR. Uma hora de emissão de continuidade numa tarde de Abril de há trinta anos e, um mês e uma semana depois, no programa «Circuito Fechado».

CMR-Correio da Manhã Rádio
Emissão de continuidade
7 de Abril de 1989
Ouvir aqui

Circuito Fechado
CMR-Correio da Manhã Rádio
14 de Maio de 1989
1ª parte
Ouvir aqui
2ª parte
Ouvir aqui





<< Home