sexta-feira, 5 de julho de 2019

Grandes Batalhas da Antiguidade






















Excelente série de treze programas sobre algumas das grandes batalhas de tribos, povos e impérios da antiguidade, desde o ano 1274 antes de Cristo até ao ano 451 depois de Cristo.
Um programa que nos coloca no centro da acção, através da muito visual e expressiva narração em monólogo de João Almeida, com uma notável sonoplastia cinematográfica de Tomás Anahory.
Cada batalha tem o narrador no campo de batalha, como agente observador, participante e testemunhal. Uma delícia de se ouvir. Pena que tenham sido apenas treze.

Vários fatores conjunturais contribuem de forma decisiva para modelar a História da Humanidade, sendo que os desmandos da guerra marcam frequentemente a mudança dos grandes paradigmas para novos contextos político-sociais. Muitos conflitos que opuseram culturas, são determinantes para a compreensão de momentos em que o radicalismo de certas mundividências levou à destruição de sociedades, para que outras conseguissem impor as suas formas de governo e os seus modos de organização social. Os mecanismos de defesa dessas orgânicas culturais, próprias de cada povo, sempre foram fundamentais para a conservação das suas estruturas, mas a ambição inerente ao espírito humano levou, desde a mais alta antiguidade, a que a guerra, entendida como um conflito de larga escala, se tornasse endémica nas relações entre diferentes sociedades. 
Mais informação aqui

Grandes Batalhas da Antiguidade
Realização de Paulo Nazaré Santos
Antena2
De 06 de Abril a 29 de Junho
Ouvir aqui



<< Home