domingo, 27 de outubro de 2019

Íntima Fracção - Verão 1989



















Verão de 1989, entre os meses de Julho e Setembro, quando a «Íntima Fracção» já estava a viver os últimos dias na Antena1. Seguir-se-ia quase década e meia de vida feliz na TSF.
Sons e palavras de há três décadas, já depois do momento de tormento vivido aquando dos cinco anos de emissões regulares no principal canal do serviço público de radiodifusão em Portugal.
Dois extractos do programa de Francisco Amaral, incluindo o noticiário da uma da manhã, entre a primeira e segunda parte da emissão. É curioso ouvir a curta síntese noticiosa, apenas com a a voz da noticiarista não anunciada, assim como não está identificada a voz da animadora de serviço em directo que anuncia as horas e a estação. Também se recordam o mítico e longo sinal horário da Antena1, assim como a voz do jornalista Jorge Cobanco a anunciar o jornal às 02:00, numa promoção gravada de estação.
A primeira parte do extracto (na noite de 16 para 17 de Julho de 1989) agora aqui publicado, como Francisco Amaral indica na abertura, foi realizada pelo autor da «Íntima Fracção» num registo prévio com o sonoplasta Júlio Centeno Largo na RDP-Centro, em Coimbra.
Ouvem-se temas musicais de Tim Buckley, This Mortal Coil, Virginia Astley, Roger Eno, Brian Eno, Daniel Lanois, The Flying Lyzards, Ultravox, Enya, The Durutti Column e The Cure, entre outros.

O corpo, a vida acesa 
A memória, a vida silenciosa 
Sempre, a vida 

Ouvir aqui 

Levanto-me na madrugada 
Para mergulhar no luminoso verde 
Levanto-me na obscuridade 
Para procurar o bosque onde ser leve 
Levanto-me em segredo 
Para amar a brandura do auge 



<< Home