quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Ano Novo, novos programas

O panorama radiofónico em Portugal tem vindo a decrescer, de ano para ano, em termos de diversidade, profundidade e qualidade na programação. Mas há honrosas excepções e o serviço público de radiodifusão tem dado o melhor exemplo, nomeadamente o seu canal erudito.
Programas e Rubricas em estreia no início deste mês na Antena2, a estação de Rádio portuguesa que a nível nacional mais privilegia, valoriza, defende e transmite programas de carácter autoral de forte pendor cultural.

Novos programas, rubricas e apontamentos: O Carnaval dos Animais, A Lira de Orfeu, Hipoglote, Na Corrente, O Mestre e a Forma, O Essencial Sobre... , Outro Olhar, Santa Sexta, Terra Ardente, Pausa Para Dançar. 



O Carnaval dos Animais
Série de treze programas semanais, inserida no espaço Caleidoscópio II
Depois de em 2017 João Chambers ter preenchido o mesmo espaço com a série «O Espelho de Cristina», um novo conjunto de emissões com a superlativa qualidade intemporal com que o realizador de «Musica Aeterna» sempre habitou o exigente auditório da Antena2.
Acompanhado pelas vozes de Ana Margarida Flor e Luís Caetano, este último enriquecendo ainda mais o programa na leitura de Poesia. Um espaço para escutar com muita atenção e guardar para a posterioridade.
Mais informação aqui

O Carnaval dos Animais
Antena2
Realização de João Chambers e Ana Margarida Flor
Domingo 22:00/23:00
4ª feira 13:00/14:00
Sábado 05:00/06:00
Ouvir aqui



A Lira de Orfeu
Segundo programa de Martim Sousa Tavares na Antena2
Depois da série de treze programas no ano passado intitulada «Casa de Partida».
De regresso à Antena2, o autor apresenta-se com «A Lira de Orfeu».

Sinopse: 
Um programa que promete cruzar tópicos, reportórios e intenções, A Lira de Orfeu será um reflexo do mundo plural e dinâmico que habitamos. 
Mais informação aqui

A Lira de Orfeu
Antena2
Realização de Martim Sousa Tavares
Domingo 10:00/11:00
2ª feira 17:00/18:00
Ouvir aqui



Hipoglote
Arte Rádio temática, na sua forma mais pura, através da voz humana

Sinopse:
Do substrato mais visceral — abaixo da glote — até aos harmónicos mais agudos do canto multifónico, passando por explorações eletrónicas, gravações de campo, registos históricos, síntese aviária, ruído humano e animal, tosse e gaguez, teatro radiofónico, usurpações sonoras, colagens intermédia, composições para voz solo ou simples leituras de estórias. Hipoglote é um programa de arte rádio que deambula pelas fronteiras da voz. 
Mais informação aqui 

Hipoglote: entre a voz e a palavra
Antena2
Realização de Tiago Schwäbl
Domingo p/ 2ª feira 01:00/02:00
Ouvir aqui



Na Corrente 
Selecção de novidades discográficas 
Das variadíssimas correntes clássicas, eruditas, experimentais e contemporâneas. Novidades só possíveis de conhecer na Antena2, pela mão conhecedora de Pedro Coelho e uma justa oportunidade de escutar, em plena luz do dia, a peculiar voz do autor, para além do marcante programa nocturno «Música Contemporânea» que realiza durante a semana.
Mais informação aqui

Na Corrente
Antena2
Realização de Pedro Coelho
Domingo 14:00/15:00
6ª feira 05:00/06:00
Ouvir aqui



O Mestre da Forma
As Sonatas para Piano de Beethoven 
Série de treze emissões originais, inseridas no espaço Caleidoscópio I 
Celebração dos 250 anos de nascimento de Ludwig Van Beethoven, inserida no espaço Caleidoscópio, em mais uma série de programas de Bruno Caseirão na Antena2, agora até 28 de Março.

Breve sinopse:
A integral das sonatas para piano publicadas por Beethoven, sendo Obra de um homem só, constitui-se como um dos mais inovadores e extraordinários feitos da História da Música Ocidental. 
Mais informação aqui 

O Mestre da Forma: As Sonatas para Piano de Beethoven
Antena2
Realização de Bruno Caseirão
Sábado 22:00/23:00
2ª feira 13:00/14:00
4ª feira 05:00/06:00
Ouvir aqui














O Essencial Sobre... 

Sinopse
Um programa da responsabilidade da Imprensa Nacional - Casa da Moeda que pretende divulgar e preservar na memória coletiva grandes nomes da nossa história (cultural, política, social e artística). 
Mais informação aqui 

O Essencial Sobre...
Antena2
Apresentação de João Almeida
2ª feira às 10:30 e 16:30
Ouvir aqui



Outro Olhar
Crónica semanal do historiador António Araújo 
O seu regresso à Antena2, depois de ter feito parte do mais recente painel de comentadores do programa «Um Certo Olhar».
Com um nome muito semelhante, «Outro Olhar» é um testemunho pessoal sobre qualquer tema da actualidade, ou fora dela, escolhido pelo autor.
Mais informação aqui

Outro Olhar
Antena2
Crónica da autoria de António Araújo
3ª feira às 12:30 e 18:30
Ouvir aqui



Santa Sexta
Rubrica ao longo de três meses 
Entre 3 de Janeiro e 10 de Abril, com as assinaturas de Belmiro Ribeiro, Jorge Louraço Figueira e Sofia Saldanha. A partir de trabalhos realizados pelo Centro de Dramaturgia e Argumento.
Mais informação aqui 

Sinopse:

Santa Sexta é uma série de quinze micro-peças, com textos, vozes e sons colhidos por vários autores, postos para serem ouvidos na rádio. 

Santa Sexta 
Antena2
6ª feira às 10:30 e 16:30
Ouvir aqui















Terra Ardente 
Uma parceria com Organizações Não-Governamentais Ambientais 
Série de treze programas temáticos sobre a preservação da Natureza, em tempos de plena urgência climatérica e ambiental. Programa apresentado por Inês Almeida, realizadora de «Raízes» ao longo da semana.
Mais informação aqui 

Terra Ardente
Antena2
Realização de Inês Almeida
6ª feira às 14:20
Ouvir aqui

 

Pausa Para Dançar 
Apontamento diário sobre Dança
«Pausa para Dançar» é um convite à dança.

Sinopse
Propõe-se uma viagem transversal pelo vastíssimo leque de géneros musicais que estão associados a uma dança. Haverá espaço não só para a música erudita mas também para música tradicional portuguesa, música étnica, danças europeias, músicas urbanas, jazz, música de filmes... São bem-vindos todos os ritmos e sons que se inspirem na dança ou, simplesmente, que puxem para dançar.

Pausa Para Dançar
Antena2
Realização de João Godinho
2ª a 6ª feira às 07:55, 11:55 e 15:55
Ouvir aqui



<< Home