segunda-feira, 11 de maio de 2020

Rádio pandemia













SARS/Cov-2 | Novo Coronavírus | Covid-19 

A Rádio mostrou ser, uma vez mais, um refúgio seguro. Surgiram em algumas estações programas dedicados à pandemia, com programações muito alteradas por via da execução de planos de contingência.
Em dias de confinamento e isolamento social, TSF, Antena1, Rádio Renascença, SBSR, Rádio Observador e Antena3 lançaram-se ao tema.




















TSF-Rádio Notícias
Para além dos programas já aqui referenciados «Covid-19 Perguntas Com Resposta» e «Sem Medo do Medo», a TSF criou novos espaços de programação, como por exemplo «Volta Ao Mundo Em Quarentena», com depoimentos de cidadãos em cidades confinadas e os seguintes:

Um Dia de Cada Vez
De Teresa Dias Mendes
3ª a 5ª feira
19:00/20:00
Ouvir aqui

Com Os Livros Estamos Mais Próximos
Ouvintes na leitura de excertos de obras literárias
Ouvir aqui















Antena1
Dois minutos com Francisco George
Ouvir aqui















Rádio Renascença
Vinte e cinco anos depois, o regresso de Júlia Pinheiro à Rádio, num talkshow interactivo (iniciado no dia 13 de Abril) no estilo próprio da apresentadora de TV, enquanto a pandemia durar, com participação dos ouvintes.

A Hora da Júlia
2ª a 6ª feira
23:00/00:00
Ouvir aqui
















SBSR 
Radio Call
19:00/20:00

Começou por ser de segunda a sexta-feira, agora duas vezes por semana à 3ª e 4ª feira. Apenas com Ricardo Mariano em estúdio, mas com vários intervenientes convidados em sistema de teletrabalho, incluindo músicos com prestações ao vivo à distância.
Ouvir aqui

Para além do espaço interactivo «Radio Call-Uma Chamada para a Rádio», a SBSR ainda criou o espaço diário de sugestões culturais para consumir a partir de casa em «Stay The Fuck Home» e ainda o espaço, também interactivo, substituindo os mini-concertos em estúdio «Under The Roof By Radio SBSR», com músicos convidados a apresentarem-se ao vivo a partir de casa à sexta-feira.
Ouvir aqui















Rádio Observador
Criou vários espaços sobre a pandemia, como por exemplo o programa de análise e debate semanal sobre a situação do combate ao Coronavírus em Portugal.

Gabinete de Crise
Com Carla Jorge de Carvalho, Alexandre Abrantes e Pedro Pita Barros.
Ouvir aqui

A Rádio Observador também criou os seguintes espaços dedicados à Covid-19:
Vidas em Isolamento
Ouvir aqui

A Luz Ao Fundo do Túnel
Ouvir aqui





















Antena3
Prova Oral

O forum interactivo mais descomplexado da Rádio portuguesa atirou-se ao tema por numerosas vezes, sempre com convidados. A qualidade de som nem sempre foi a melhor devido à realização do programa estar submetida ao sistema de teletrabalho, utilizando diversas plataformas digitais em simultâneo com a emissão em directo a nível nacional. A «Prova Oral» esteve sempre muito animada, aliviando o ar pesado destes tempos.
Ouvir aqui



<< Home