segunda-feira, 1 de março de 2021

YouTube na Rádio Crítica

Janeiro 2007 - Maio 2020 






Sendo este um espaço de partilha e divulgação de Rádio, privilegiando o texto e o som, também se recorre à imagem e, entre Janeiro de 2007 até Maio de 2020, às imagens em movimento com diversos vídeos sobre eventos radiofónicos, documentários, programas, entrevistas, música e referências de outra índole, entre elas Rádio, Televisão e Cinema. 
O primeiro vídeo aqui publicado foi da canção "Weekend" do grupo holandês Earth And Fire. Na altura, partilhando a alegria de ter reencontrado essa canção ao fim de décadas. O último vídeo aqui publicado foi em Maio de 2020, a propósito de temas de artistas nacionais relacionados com o primeiro confinamento. 
Entre um e outro foram muitas dezenas, entre as quais uma longa série de "Boas canções novas que não passam na Rádio". 
A Internet começou por ser um espaço livre de constrangimentos na partilha de informação, imagens e sons, mas a partir de certa altura começaram a impor-se restrições autorais, protecção de direitos, carência de autorização, etc. Desde há algum tempo que a plataforma de imagens em movimento YouTube proibiu a publicação de vídeos em outras plataformas, nomeadamente no Blogspot que aloja a «Rádio Crítica». É por essa razão que deixaram de ser aqui publicados vídeos da plataforma YouTube. Uma restrição que empobrece a informação aqui partilhada, mas ficarão sempre que possível associadas aos artigos as respectivas ligações a imagens de vídeo, se as houver. 




<< Home