sábado, 19 de novembro de 2022

Hoje em VISEU


 














“Viagens no Tempo”, com prefácio de Jose Manuel Barroso, é um conjunto de mais de 300 páginas de memórias das viagens profissionais e pessoais do jornalista Luís Pinheiro de Almeida, realizadas entre 1970 e 2022, um pouco por todo o Mundo, de Londres a Angola, de Sarajevo a Pequim, de Teerão a Antígua.
As memórias são acompanhadas por testemunhos de companheiros de viagem como o então jornalista Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente Ramalho Eanes, o poeta e diplomata, Luis Castro Mendes, os jornalistas Miguel Sousa Tavares e Joaquim Furtado, o deputado do PS João Soares e o músico Luís Represas, entre outros.
Há histórias da gravação do LP Traz Outro Amigo Também, de José Afonso, em Londres, da independência de Angola, da retirada de emigrantes portugueses do Irão em chamas, do aniversário de Mário Soares na ilha de Príncipe, do concerto dos U2 em Sarajevo em ambiente de guerra, de um assalto em rua histórica de Havana, de uma hilariante viagem a Moscovo, ainda União Soviética.
Uma mão-cheia de fotografias a cores e a preto e branco documenta as memórias.
A fotografia da capa, do autor, é do fotógrafo Luís Vasconcelos (1980) e da contracapa de outro fotógrafo de agência noticiosa, Manuel Moura (2022).
A escolha de Viseu para o lançamento do livro não é inocente. Em primeiro lugar, o autor tem raízes em Lafões. Em segundo, o livro foi começado e terminado em Pinheiro de Lafões e quando o autor procedia à sua revisão, sofreu um acidente doméstico, obrigando a um internamento de 3 meses no Hospital São Teotónio e na Casa de Saúde São Mateus.
Em agradecimento e reconhecimento pela maneira como foi acarinhado e tratado, escolheu a cidade de Viseu como homenagem de gratidão.
A Casa do Miradouro , Viseu, que generosamente acolhe esta iniciativa, é um edifício localizado no Centro Histórico de Viseu, com construção original datada do século XVI. Foi adquirida, na década de 80 do século XX, pela autarquia viseense, requalificada em 2013 e, desde 2019, sede do Polo Arqueológico de Viseu António Almeida Henriques. 

Luís Pinheiro de Almeida foi radialista na Rádio Comercial e Rádio Renascença/RFM, sendo autor de programas como «Amigos de Alex», «Ob-La-Di, Ob-La-Da» e «Há Horas Felizes». 



<< Home