segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

O que as redes sociais nos fazem (IV)





















"As redes sociais são neste momento um problema muito sério que nós temos porque efectivamente elas estão a extremar as pessoas, estão a polarizar a sociedade, estão a destruir a sociedade. Fazem com que as pessoas só vejam o seu ponto de vista. Tornam-se incapazes de ver o ponto de vista de outras pessoas de qualquer sector político, ideológico, religioso, clubístico, o que quer que nós escolhamos e, portanto, tudo isso é um problema muito sério e o problema torna-se mais sério quando elas começam a ser usadas do ponto de vista geoestratégico como instrumento de propaganda sem que nós nos apercebamos que são propaganda. Aliás, esse é um dos princípios melhores da propaganda. É fazer-se propaganda sem que se perceba que é propaganda e isso as redes socais estão a fazer muito bem. Ou melhor, agentes nas redes sociais. 
(...) 
Muitas das nossas decisões já são tomadas pelas redes sociais, que interpretam a forma como nós pensamos e depois agem em conformidade. 
(...) 
Neste momento o que nós estamos a ver justamente é que muita gente está a ter acesso à informação - e a parte do problema - através das redes sociais, através de agentes e as redes sociais são manipuladas por agentes maliciosos que dizem ser o que não são e não dizem ser o que são e enchem as redes socias de notícias falsas ou semi-falsas e que se destinam a criar determinados efeitos. E funcionam. 
(...) 
A verdade é que nós estamos a ter acesso - quando nos informamos através das redes sociais - estamos a ter acesso a informação que não é verificada. E, portanto, estamos a agir em função de realidades que não existem. É um bocado como: faz de conta que entra aqui um leão, mas toda a informação é de que não há nenhum leão. Se não há nenhum leão eu continuo a portar-me normalmente e daqui a um minuto vou ser comido. É importante nós sabermos qual é a realidade, porque se vivermos num mundo que não existe, um mundo de mentira, o que vai acontecer é que vamos estar constantemente a tomar decisões erradas. E não fugir do estúdio quando está aqui um leão é uma decisão errada." 

Prova Oral 
Antena3 
Programa de Fernando Alvim 
02 de Dezembro 2025 (19:00/01:00) 
Convidado: José Rodrigues Dos Santos, jornalista da RTP 
Ouvir aqui



<< Home