Eles em minha casa
Mark Eitzel & American Music Club
Big Night
Foi em 1987 que comprei um disco chamado «Engine» por causa de uma canção chamada “Big Night”. Tinha-a ouvido na Rádio. Desconhecia a banda de San Francisco, os American Music Club, mas passei a conhecer e tornei-me desde então num grande admirador. A escrita, a composição e a voz pertencem a Mark Eitzel. Na recta final do Verão 2008, o Festival B.O.M. [Barreiro Outras Músicas] trá-los a minha casa para uma actuação única no A.M.A.C.
Ao jantar, no «Verde Minho», uma conversa, sessão de autógrafos [Eitzel agradavelmente admirado por assinar capas de discos com tantos anos] e fotografias para a posterioridade.
Simpático, bastante afável. Perguntei a Eitzel pelo line-up do concerto da noite. Estava ansioso por ver e ouvir ao vivo algumas das (muitas) excelentes composições de Eitzel. Fiquei contente por saber que “Fearless” iria constar do alinhamento, mas a verdade é que perguntei se iriam tocar “No Easy Way Down” (*) ; “Big Night”; “Jenny”; “Western Sky” e “Can You Help Me?”. Eitzel sorriu e disse: “Vê-se mesmo que és um nosso fã… só um verdadeiro fã é que pediria essas canções!” e depois acrescentou: “Sim, vamos tocar algumas old songs, mas não essas…”.
Profissionalmente tinha já estado com grandes figuras da música mas, ali com Eitzel, estava meramente enquanto fã. E, garanto-vos, não é a mesma coisa.
Já no palco, algumas canções do novo álbum «The Golden Age» e, das mais antigas: “Outside This Bar”; “What Godzilla Said To God When His Name Wasn’t Found In The Book Of Life” e “Gratitude Walks”.
“Que maravilhosa audiência, que bom ambiente… nós habitualmente só actuamos em dirty bars”, gracejou Eitzel para a plateia. Já antes tinha mostrado agrado pelo restaurante ao jantar e pelo magnífico Parque da Cidade onde caminhou durante a tarde.
No único encore, a canção “Fearless” do álbum «San Francisco» (1994).
Os American Music Club seguiram para Espanha, dando continuidade à digressão europeia, tendo sido este o único concerto em Portugal.
Ver entrevista a Mark Eitzel
Mais sobre Mark Eitzel na «Rádio Crítica» (18 de Outubro 2005)
Ver e ouvir canção “
Western Sky”: