quinta-feira, 14 de abril de 2011

O fim do programa «lado B»























Fim de linha do programa «lado B» de Pedro Esteves, decretado pelo seu próprio criador.
O sinal de um fim próximo havia já surgido através das redes sociais em que o programa era divulgado. Junto dos seus seguidores e conhecedores mais próximos adivinhava-se uma linha final no horizonte. Aconteceu agora, atingida a marca simbólica das trezentas edições.
Sob a maior parte dos aspectos, não é positivo que um espaço de criação cesse. Tal só deve colher compreensão se partir do próprio criador, como é o caso.
Dependendo do espírito e razões de cada um, o direito de acabar um ciclo deve caber em primeiro lugar a quem o criou e não de forma rude por terceiros, normalmente vestidos de fato cinzento, a coberto de razões – essas sim – incompreensíveis.

A mão que semeia, o fruto colhe, e torna a semear
“Quero fazer outras coisas”, comunicava Pedro Esteves com palavras em folhas escritas a la Bob Dylan na noite do adeus, abrindo o horizonte para o que aí há-de vir e que ainda não se sabe o que será.

A derradeira emissão do programa «lado B» é um especial «The End». Um mosaico de vozes convidadas, proferindo curtas frases alusivas à sensação de ouvir música. A paisagem sonora despiu-se das habituais e residentes sonoridades pop/rock/electro/synth alternativas para envergar uma vestimenta solene de erudição clássica.

Vozes participantes: Telma Esteves, Margarida Esteves, José Esteves, Bruno Araújo, Elsa Ferreira, Bernardo Pinto, Nelson Pitacas, Nuno Martins, Ricardo Machado, Rita Rocha, Ricardo Mariano, Francisco Mateus, Francisco Amaral, Maribel Cascão, Raquel Coelho, Manuel Guerreiro, Diana Klein, Norman Kerle, Edite Espadinha, Marisa Jesus, Miguel Trevas, Zúzeca Magalhães, Liliana Batista, Luísa Condeço.

Autores sonorizantes: Debussy; Bach; Rachmaninoff; Ravel; Dvorak; Borodin; Mozart; Chopin; Satie, Tchaikovsky.

Pedro Esteves continua a fazer parte da «Irmandade do Éter» e regressará com novos sons para outros (os nossos) ouvidos.
Mensagem na «IdE» (13 de Abril de 2011); «lado B» na «Rádio Crítica».



<< Home