quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Bossa Nova – 50 Anos 50 Clássicos (50)
















Chega hoje ao fim a série "Bossa Nova 50 anos 50 clássicos" aqui na «Rádio Crítica». A última canção a figurar não podia ser outra a não ser o maior dos muitos e bons clássicos da Bossa Nova: "Garota de Ipanema».
É uma das canções com mais versões em todo o mundo. São incontáveis e encontram-se na casa dos milhares. Todos os anos são gravadas novas interpretações e é assim desde 1964, depois da histórica gravação do álbum que juntou num estúdio de Nova Iorque João Gilberto, Astrud Gilberto, Antonio Carlos Jobim e Stan Getz.
Desde as actuações no Au Bon Gourmet, em 1962, no célebre acontecimento conhecido por "O Encontro", que João Gilberto e Antonio Carlos Jobim não actuavam juntos. Fizeram-no pela segunda vez 30 anos depois e já sem Vinicius de Moraes. É desse reencontro que surge esta interpretação de "Garota de Ipanema", em 1992.

João Gilberto: Tom, e se você fizesse agora uma canção que possa nos dizer, contar o que é o amor?

Tom Jobim: Olha Joãozinho, eu não saberia sem Vinicius para fazer a poesia.

Vinicius de Moraes: Para essa canção se realizar, quem dera o João para cantar.

João Gilberto: Ah, mas quem sou eu, eu sou mais vocês, melhor se nós cantassesmos os três.

GAROTA DE IPANEMA
(Tom Jobim/Vinicius de Moraes)

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem que passa
Num doce balanço
A caminho do mar
Moça do corpo dourado
Do sol de Ipanema
O seu balançado
É mais que um poema
É a coisa mais linda
Que eu já vi passar
Ah, porque estou tão sozinho?
Ah, porque tudo e tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha
Ah, se ela soubesse
Que quando ela passa
O mundo sorrindo
Se enche de graça
E fica mais lindo
Por causa do amor
















João Gilberto é, de todos, o artista mais representativo do movimento Bossa Nova. É, em 2008, o maior ícone vivo da cultura brasileira.
Vinicius de Moraes o poeta diplomado da Bossa Nova, ou como o próprio se decretou, o branco mais preto do Brasil. Nenhum outro escreveu o Amor na música como ele.
António Carlos Jobim o Maestro soberano, que exalava melodia por todos os poros. Sabiamente refutou a ligação da Bossa Nova ao Jazz no sentido de não aceitar a Bossa Nova como sendo um género derivado do Jazz, mas sim um género totalmente novo. E tinha razão. Há ligações da Bossa Nova ao Jazz, mas apenas em cruzamento. Têm origens muito diferentes e distantes. Bossa Nova é SAMBA!

Astrud Gilberto
É dela a voz que canta a parte em inglês da canção. Primeira mulher de João Giberto e a primeira com quem «O Mito» partilhou a vocalização de uma canção.
A verdadeira e total internacionalização da Bossa Nova aconteceu a partir daqui, mas ainda na década de sessenta viria a ter um segundo e grande momento além fronteiras e outra vez com origem nos Estados Unidos. Frank Sinatra, encantado pela beleza melódica e pela plasticidade da Bossa Nova, telefona a Antonio Carlos Jobim a convidá-lo para gravarem um disco. Foi em 1967 que aconteceu «Francis Albert Sinatra & António Carlos Jobim». Nesse trabalho encontram-se novas versões de clássicos da Bossa Nova. Para além da "Garota de Ipanema"/"The Girl From Ipanema" estão "Insensatez"/"How Insensitive"; “Dindi”; "Meditação"/"Meditation"; “Corcovado”/Quiet Nights of Quiet Stars” e “O Amor Em Paz”/”Once I Loved”. No ano seguinte, «Francis Albert Sinatra & António Carlos Jobim» ganha o Grammy de melhor álbum, tirando o prémio ao álbum «Sjt. Pepper' s Lonely Hearts Club Band» dos Beatles.

THE GIRL FROM IPANEMA

Tall and tan

And young and lovely

The girl from Ipanema

Goes walking

And when she passes

Each one she passes

Goes ahhh

When she walks

She's like a samba

That swings so cool

And sways so gently

That when she passes

Each one she passes

Goes ahhh

Oh, but he watches so sadly

How can he tell her he loves her

Yes, he would give his heart gladly

But each day when she walks to the sea

She looks straight ahead not at he

Tall and tan

And young and lovely

The girl from Ipanema

Goes walking

And when she passes

He smiles but she doesn't see

She just doesn't see

Antonio Carlos Jobim & Frank Sinatra num especial da TV norte-americana. O maestro tropical divide as luzes da ribalta com a voz de veludo. Um medley do álbum que gravou com Sinatra que inclui, para além de outros clássicos da Bossa Nova, "The Girl From Ipanema" na versão bilingue. É notável a coragem de Jobim em cantar ao lado do então melhor cantor do mundo!


Outra interpretação bilingue Português/Inglês de "Garota de Ipanema"/"The Girl From Ipanema". António Carlos Jobim com o crooner norte-americano Andy Williams no dia 15 de Março de 1965.




Antonio Carlos Jobim & Vinicius de Moraes – "Garota de Ipanema"
Ao vivo em Itália, na cidade de Milão no dia 18 de Outubro de 1978. Com Vinicius e Jobim estavam também Toquinho e Miúcha. Uma histórica digressão pela Europa onde só faltou mesmo a presença de João Gilberto. No final da canção, Vinicius de Moraes relembra com Jobim como "nasceu" a Garota de Ipanema.




Joao Gilberto & Caetano Veloso - "Garota de Ipanema"
Meste João e discípulo Caetano ao vivo na capital do país das pampas no ano 2000.



Nesta série faltaram vários outros clássicos – alguns dos mais antigos – que não puderam ser aqui apresentados por inexistência de vídeos ou, a existirem, por escassez de qualidade para uma devida apreciação. Canções como "Bolinha de Papel”, “Trevo de Quatro Folhas”, “Coisa Mais Linda”, “Trenzinho (Trem de Ferro)”; “Saudade Fez Um Samba”, “Amor Certinho”, “Maria Ninguém”, “A Primeira Vez”, “Presente de Natal”, “Só Em Teus Braços”, “O Nosso Amor”, “Se é Tarde Me Perdoa” ou “Você Já Foi à Bahia?” ficaram de fora da série "Bossa Nova 50 anos 50 clássicos". Crónicas que deveriam ter passado na Rádio. Não passaram na Rádio, mas passaram aqui durante cinquenta dias até ao fim deste ano. Textos inicialmente escritos para Rádio adaptados para leitura on-line.




















Hoje, meio-século depois do grande começo, a Bossa Nova continua nova e é permanentemente renovada. Em todos os quadrantes do mundo ela é ouvida, consumida, apreciada e difundida.
As mais célebres composições de Tom Jobim ouvem-se nos mais diferentes locais desde aeroportos, hotéis, metropolitano, salas de espera, videowalls e, para além de tudo o mais, em rádios de todos os países dos cinco continentes.
Incrivelmente fresca e cristalina, a Bossa Nova continua o seu rejuvenescido percurso na cultura brasileira e mundial através de nomes como Bebel Gilberto, Paula Morelenbaum, Bossa Cuca Nova, Suba, Cazuza, Trio Jobim, Vinicius Cantuária, Arto Lindsay, Kátia B, Cibelle, Celso Fonseca, Erlon Chaves, Isabelle Antena e muitos outros.

As composições da Bossa Nova falam de amor, sonhos, desilusão e esperança. Referem a redenção do Homem e da Mulher através do Samba. Procuram a paz e a harmonia da vida. São letras tristes, na sua maioria, mas que buscam quase sempre uma saída airosa com final feliz. Dão largo espaço ao futuro. A simplicidade das intenções juntamente com a sofisticação dos arranjos conferem à Bossa Nova uma beleza única. É por ser uma grande Arte que resiste incólume à passagem do Tempo.

Reportagem da TV brasileira sobre João Gilberto: ver aqui


BOSSA NOVA – 50 ANOS 50 CLÁSSICOS
Para ler, ver e ouvir: 'clicar' sobre o nome das canções

01-CHEGA DE SAUDADE
02-
DESAFINADO
03-SAMBA DE UMA NOTA SÓ
04-O PATO
05-BIM BOM
06-O BARQUINHO
07-
CORCOVADO
08-INSENSATEZ
09-SAUDADE DA BAHIA
10-MANHÃ DE CARNAVAL
11-O AMOR EM PAZ
12-ÁGUAS DE MARÇO
13-
A FELICIDADE
14-ROSA MORENA
15-SÓ DANÇO SAMBA
16-ÁGUA DE BEBER
17-ELA É CARIOCA
18-
DINDI
19-SAMBA DA MINHA TERRA
20-EU VIM DA BAHIA
21-OUTRA VEZ
22-ESTE SEU OLHAR

23-MEDITAÇÃO
24-AQUARELA DO BRASIL
25-MORENA BOCA DE OURO
26-
CARINHOSO
27-SAMBA DO AVIÃO
28-AOS PÉS DA CRUZ
29-LOBO BOBO
30-EU SEI QUE VOU TE AMAR
31-
NÃO VOU PARA CASA
32-É LUXO SÓ
33-VOCÊ VAI VER
34-PARA MACHUCAR MEU CORAÇÃO
35-O GRANDE AMOR
36-
É PRECISO PERDOAR
37-SEM COMPROMISSO / RETRATO EM BRANCO E PRETO / TRISTE
38-
AVARANDADO
39-ESPERANÇA PERDIDA / UM ABRAÇO NO BONFÁ
40-SAMPA / MENINO DO RIO
41-
DORALICE / LÁ VEM A BAIANA
42-VIVO SONHANDO / LOUCO
43-CORDEIRO DE NANÃ / DE CONVERSA EM CONVERSA
44-BRIGAS, NUNCA MAIS / DISCUSSÃO
45-VOCÊ E EU / SE É POR FALTA DE ADEUS
46-RONDA
/
FOTOGRAFIA
47-ACONTECE QUE EU SOU BAIANO / CORAÇÃO VAGABUNDO
48-VOCÊ NÃO SABE AMAR / EU SONHEI QUE TU ESTAVAS TÃO LINDA
49-ASTRONAUTA (samba da pergunta) / WAVE /
ISTO AQUI O QUE É
50-GAROTA DE IPANEMA / THE GIRL FROM IPANEMA



<< Home